COM NOVE É MAIS FÁCIL
O Gondomar derrotou (3-2), ontem, o Salgueiros e igualou a formação de Paranhos no segundo lugar da Fase Final do Distrital de Iniciados. A partida ficou marcada pelas duas expulsões de jogadores do Salgueiros.

ricardo.rodrigues@onortedesportivo.com
A partida de ontem, entre Gondomar e Salgueiros, a contar para a 2.ª jornada da Fase Final do Distrital de Juvenis, ficou manchada pela atitude do avançado salgueirista Sérgio Cruz.
Trata-se de um futebolista com atributos e com margem de progressão, mas falta-lhe o controlo das emoções. E isso ficou patente em Gondomar – já havia sido assim no primeiro jogo com o Infesta – quando o árbitro lhe admoestou com o segundo cartão amarelo e respectiva expulsão. Não acatou de ânimo leve a decisão e no final do encontro manifestou-se de forma exagerada perante a plateia que assistiu à partida. Face às provocações vindas do público, o jovem atleta salgueirista respondeu com a mesma moeda.
Mas como o futebol não se compadece deste tipo de situações, falemos do que se passou dentro das «quatro linhas».
À partida para este encontro, os de Paranhos somavam três pontos correspondentes à vitória diante do Infesta, na ronda anterior, enquanto os gondomarenses vinham de uma derrota copiosa (6-1) no Olival.
O Gondomar entrou melhor foi à procura do golo, mas seria o Salgueiros a «materializar» à passagem do minuto 14, quando Nuno Rios rematou para a baliza, de nada valendo ao «central» Ricardo Jorge ter retirado a bola, uma vez que o juiz da partida entendeu que já tinha transposto a linha de golo.
Porém, a vantagem salgueirista seria anulada volvidos três minutos, através de uma das melhores jogadas do encontro. Triangulação entre João Paulo, Bruno Teixeira e João Rocha, sendo este último, a entrar em diagonal e restabelecer a igualdade.
O Gondomar galvanizou-se e «apertou» mais a formação de «Vidal Pinheiro» e não foi com surpresa que operou a reviravolta aos 27 minutos. Após a marcação de um pontapé de canto, João Paulo aproveitou um ressalto na área e de cabeça fez o 2-1.
Tentou reagir o Salgueiros, mas a expulsão de Sérgio Cruz acabaria por condicionar toda a estratégia montada por Leão. Quem não se fez rogado com essa condicionante foi o Gondomar que entrou na segunda parte determinado não só em segurar a vantagem tangencial como a tentar dilatá-la. O 3-1 acabou por «matar», praticamente, o jogo, depois de um contra-ataque rápido. Diogo Magano recebeu um passe em profundidade, isolou-se e perante o guardião «encarnado» colocou o esférico fora do seu alcance. Sem nada a perder, o Salgueiros nunca deixou de procurar a baliza à guarda de André e foi à procura do prejuízo, conseguindo reduzir para 3-2 e manter o «suspense».
A «alma» salgueirista renasceu, mas o balanceamento no ataque, na tentativa da igualdade, foi bem aproveitado pelo Gondomar, que foi criando ocasiões para dilatar a vantagem. E num desses lances, a cinco minutos do fim, o guarda-redes Paiva foi expulso, num despique com João Rocha, que aparecia isolado.
Perante mais um revés, e sem poder operar substituições, Nuno Azevedo teve de se «transformar» em guarda-redes nos minutos finais.
---------------------------
MÁRIO NEVES
RESULTADO PODIA TER SIDO MAIS DILATADO
Satisfeito com o triunfo sobre o Salgueiros, Mário Neves, treinador do Gondomar, considerou os três pontos justos e refere, ainda, que “o resultado poderia ter sido mais dilatado”. Mário Neves recordou, também, que “era importante vencer um adversário directo na luta pela subida”, uma vez que, reconhece, “o FC Porto não deverá deixar o primeiro lugar, porque é uma equipa muito forte”.
Sobre o próximo encontro, com o Infesta, o «timoneiro» gondomarense, vaticina: “O Infesta precisa de pontuar sob pena de ficar fora da corrida pela subida. Sabemos que vamos ter um adversário complicado, mas jogando em casa queremos ganhar e manter esta posição”.
----------------------------
JOSÉ LEÃO
COM ONZE JOGADORES, SERIA DIFERENTE
Para o treinador salgueirista, José Leão, “a derrota poderia ter sido evitada caso o Salgueiros tivesse jogado com onze jogadores”. Algo inconformado, Leão assevera que “os jogadores bateram-se com galhardia, apesar de ter acabado o jogo com nove elementos”. O treinador do Salgueiros considerou que a derrota “não vai desviar em nada os objectivos de subida”. A finalizar, Leão condenou a atitude do seu pupilo Sérgio Cruz: “É um acto reprovável que condeno veemente. Já o tinha alertado para este tipo de situações”.
------------------------------
FICHA
Gondomar
André; João Paulo, Ricardo Jorge, Pedro Lopes e Tiago Neves; Pedro Bessa (Tiago Coelho, 30), João Alves (Francisco, 63), Bruno Teixeira e João Rocha; Maradona e Diogo Magano.
Treinador: Mário Neves
Salgueiros
Paiva; Nuno Azevedo, Pedro Gomes, Tiago Monteiro e Edgar Firmino; Hugo Bastos (José Gonçalves, na segunda parte), Daniel, Nuno Rios (Bruno Monteiro, 61) e Miguel Moreira; André Tost e Sérgio Cruz.
Treinador: Leão
Árbitro: Raul Válega, do Porto. Jogo disputado no Campo de treinos do Estádio de S. Miguel, em Gondomar. Ao intervalo: 2-1. Marcadores: Nuno Rios (14), João Rocha (17), João Paulo (27), Diogo Magano (44) e Miguel Moreira (63). Cartões amarelos: Sérgio Cruz (24 e 40), Hugo Bastos (29), João Paulo (50), André Tost (56) e Nuno Azevedo (60). Cartões vermelhos: Sérgio Cruz (40) e Paiva (65).
Também podem ler a crónica aqui.
17 comentários:
e vergonhoso mais uma vez virem criticar algumas atitudes de jogadores do salgueiros quando mais uma vez esses mesmos jogadores foram claramente prejudicados pela equipa de arbitragem!
penalti por marcar... expulsao ma efectuada ( a do guarda redes visto q o jogador do gondomar jogou a bola pa linha ficando com a baliza fora do seu "alcance")
uma falta nao assinalada pelo arbitro que deu origem ao 1º golo do gondomar entre muitos outros erros da equipa de arbitragem!
mas q unica coisa q espero e q esta semana q vem n se repita a msm situaçao porque seria muito penoso para os atletas do salgueiros que trabalharam durante uma epoca pa alcançar a subida e por causa de más arbitragens podera nao o cnseguir!
espero tambem que os jornalistas quando escreverem as suas reportagens contem realmente o que se passou durante o jogo e nao omitam alguns factos como tem feito ultimamente!
abraço para todos
O que li hoje no Norte Desportivo não foi uma crónica mas sim um artigo de opinião. Tive o cuidado de expressar a minha indignação em primeiro lugar ao jornalista em questão e só depois publicar este post.
Um jornalista em exercicio da sua profissão jamais emite a sua opinião, não pode, não deve ser tendencioso. O jornalista só tem que relatar os factos e não foi isso que aconteceu.
Quando lemos o "artigo de opinião" deste senhor, ficamos com a sensação que a vossa equipa nem joga; os golos aparecem por milagre e as vitórias também. Desconhece os vossos nomes mas sabe bastantes dos adversários. Porque será?
Ah! Já agora, há coisas que não podem ser ditas ao "inimigo" devem ficar no balneário.
Bom trabalho rapazes. Boa sorte.
oh cristina vai mas para a radio festival passar musica, falas mais do teu filho e do salgueiros do que passar musicas..o Salgueiros perdeu em Gondomar e perdeu bem. e para acabar para o miguel, sabes bem que o teu colega de equipa Paiva foi bem expulso, pois o jogador do Gondomar, passou por ele e ia fazer golo. E agora sejamos realistas, o Gondomar podia vos ter dado meia duzia na 2parte..Acima de tudo e novos como voces o sao, aprendei uma coisa: a ter humildade, reconhecendo e dando merito a melhor equipa em campo..
Um abraco e boa sorte para o Salgueiros.
ass: adepto atento
As opiniões são simplesmente isso,são só uma forma de expressar o que se sente. Humildade sim mas para ambas as partes. Na segunda parte o salgueiros estava com 9 jogadores por isso seria fácil "dar a meia duzia", mas não deu. O anónimo tem nome, deu a sua opinião mas não teve a humildade de se identificar. Assim fica tudo mais fácil mas, onde está o exemplo?
Quanto ao que faço profissionalmente só a mim diz respeito e como o faço, também. Há muitas rádios não precisa de sintonizar aquela, no meu horário. Para saber tanto é porque ouve com atenção. Agradeço-lhe a critica de qualquer forma as sondagens não estão de acordo com o que diz.
Os entendidos em todas as matérias são especialistas em criticar. Seria melhor que da próxima vez tirasse a máscara.
Boa sorte para o Gondomar porque também são jovens como os do Salgueiros e ainda vão aprender muito mais.
Quando dei a minha opinião foi sobre o trabalho do jornalista do Norte Desportivo e em momento algum quis dizer que o adversário não mereceu ganhar.
Boa sorte para as duas equipas.
konkordo a 100% kom o miguel.. ele tem raxao o k nos tao a fazer nao se faz a nmg!!
Menina Cristina de longe a quis ofender, nao va por ai.
So acho, que nao deve andar com eles ao colo, e acima de tudo as pessoas teem de ser realistas, nao foi por estarem com 9 que o Salgueiros perdeu, alias a ultima expulsao origina o livre, e logo a seguir o jogo termina. e na 1expulsao o Gondomar ja ganhava por 2-1..Eu sou neutro, porque me interessam, 2miudos do Gondomar e 1 do Salgueiros.
Quanto ao nome, nao e por nao querer, e mesmo porque nao tenho conta. Continuacao, saudacoes desportivas a todos.
ASS: Adepto Atento
e neutro e tem razao em algumas coisas que diz e respeito a sua opiniao mas tem que concordar q o arbitro do jogo de domingo prejudicou claramente a eqipa do salgueiros!
e n dgo em lances concretos ( ou ate dgo pq o arbitro n assinalou um penalti... que ate foi sobre mim por acaso)!
e uma falta aqi.... um amarelo ali...esse tipo de lances q toda a gente viu incluindo o senhor!
e tem q concordar cmg tb q no lance q origina o 1º golo da eqipa do gondomar ha uma falta clarissima sobre o nosso lateral esqerdo qando ele salta a bola e o nº10 da eqipa gondomarense o impede de chegar a bola!
agradecia q respondesse pq me parece q o senhor sabe ver as situaçoes e concorda cmg em algumas delas!
abraços pa todos
e assim mesmo "mingas"(como ja dizia o outro lool)... continua assim que vais longe miudo!!!
Pois e Miguel, mas reparei tambem, que voces foram bem durinhos, lembrando o caso do Nuno Azevedo que atirou um atleta do Gsc para fora do recinto. A certas situacoes que voces como homenzinhos que ja sao devem controlar. Como a atitude lamentavel do Segio Cruz no fim da partida e do vosso treinador adjunto no fim.
Resultado: Perdeis pecas importantes no vosso esquema, e depois tudo se torna mais complicado.
Metei uma coisa na vossa cabeca, voces estao ali para jogar futebol, nao para andar a porrada ou discutir com o arbitro, e acima de tudo nao ir pelo lado mais facil, para dar uma desculpa de uma derrota. Miguel felicidades para ti, e acima de tudo tem cabecinha..Eu vou continuar a andar por ai.
Ass: Adepto Atento
nessas situaçoes tem toda a razao...sao situaçoes lamentaveis!
mas po vezes as pessoas perdem a cabeça... e qando isso acntece n ha nda a fazer!
isso de entradas duras tb acnteceu po nosso lado...esse msm atleta q referiu (nuno azevedo) tb levou duas entradas bem durinhas em q o arbitro n sancionou com cartao qando o dvia ter feito!
isso e vdd...perdems pedras fundamentais e dps e mais cmplicado!
bgda e felicidades pa sua profissao!
Entao pk apagam a minha opiniao????sou diferente dos outros???A censura é do tempo do SALAZAR.
Neste blog ainda existe a PIDE??
Boa sorte para o Salgueiros ,ganhem ao FCP!!!
Abraço pa todos.
Todas as opiniões expressas neste blog são respeitadas, desde que não sejam ofensivas. Se não obedecerem a este critério serão removidas.
METAM U CRUZ I VAO LONGE!!!
LOL..
FORÇA CRUZ1...
Eu não insultei ninguém, apenas disse que o homem tinha uma profissão onde não pedem grandes estudos daí que falhe no português.
Temos mas é que ganhar ao FCPorto e mostrar a equipa que somos !Para isso temos que por em pratica o trabalho realizado durante a semana.
Força Salgueiros!!!!!!!!!!!!!!
Enviar um comentário